domingo, 11 de julho de 2010

O Cigarro e Eu...




Comecei a fumar com mais ou menos 22 anos, e como toda boa família, foi um tanto difícil e ao mesmo tempo engraçado como meus pais reagiram ao saber de meu novo vício! Pra minha mãe resolvi contar numa véspera de ano novo, pois ambas já havíamos tomado algumas boas cervejas e a coisa seria mais fácil. Já com meu pai, eu planejei durante dias e achei mais conveniente que a revelação fosse feita em publico, assim, ele não poderia reagir tão violentamente! E foi num bar onde ele sempre tomava sua cervejinha , que cheguei como quem nada queria, me sentei e em um determinado momento, eu pedi um cigarro pra ele....meio que na cara de pau, saca? “ Pai, me dá aí um cigarro do teu que o meu acabou!?”......veixiii....claro, ele não acreditou e me ameaçou dizendo que pegaria um maço fechado e um isqueiro, e que me faria fumá-lo inteiro....eu disse: “ beleza, mas pega logo um Malboro!”....e assim, comecei minha carreira de fumante, acreditando cegamente que quando eu quisesse parar, eu simplesmente parava!
Quando eu era criança minha mãe também fumava, e por tanta insistência de minha parte, ela parou de fumar, pois havia me prometido que iria parar e eu não a deixei em paz enquanto não parou definitivamente de fumar. Meu pai sempre fumou, dentro de casa, nas refeições e tudo mais...então sempre fui uma fumante passiva e pra me tornar ativa, não me custou muito. Minha mãe me cobrava, pois um dia ela decidira parar por mim e hoje quem fumava era eu...enfim...a vida nos prega cada peça!
Hoje, aos 33 anos e meio de vida passados....venho relatar minha decisão de largar esse mau hábito, que é fumar! Claro que demorei tomar esta atitude, e por mais de um ano, fiquei inventando desculpas e criando planos mirabolantes para atingir tal meta. Tomei medicamentos que, segundo o medico, ele agiria no sistema nervoso tirando a ansiedade, e no prazo de 20..30 dias você então, para de fumar automaticamente...não foi o que aconteceu comigo..eu e minha amiga, que morávamos juntas e ambas decidiram experimentar o tal remédio milagroso....ficamos a ponto de matar uma à outra, ou qualquer coisa se atrevesse a ficar na frente! Um nervoso, uma paranóia, uma dor de cabeça e insônias juntos....que você definitivamente deve parar de fumar....por que se tomar esse medicamento por 30 dias....você morre! Daí vem a solução....tu não fuma mais se morrer!!
Ok! Ficava pensando que segunda feira eu ia parar! Ou quando acabasse aquele maço...e depois o outro...e depois quando passasse tais problemas que sempre me deixam nervosa....e sempre acontecia algo que me fazia crer que se eu parasse nesse momento, eu certamente iria morrer de tensão e desespero.
Dia 06 de Julho de 2010...anotem esta data! Pode parecer pouco...( aliás, vocês certamente pensarão que eu nem sou ex-fumante ainda, com tão poucos dias assim) mas neste dia eu fumei meu ultimo cigarro, isso foi por volta de 14 horas....estava trabalhando...e fumei...fumei ele até o filtro, sentia meus dedos se aquecerem tão perto estava tragando do filtro....
Cada trago me parecia uma despedida, e no dia anterior eu já estava tensa com minha decisão, mas ainda tinha cigarros, mas eu sabia que ele acabaria e eu não mais compraria....era uma tensão...mas uma tensão....eu estava premeditando o leão que em mim estava sendo despertado!!
Pensei em não contar pra ninguém minha decisão,mas como minha querida Lia disse, achei que ela falou acertadamente quando me aconselhou a divulgar este feito, pois assim, todos iriam de certa forma, me ajudar , mesmo que cobrando ou provocando, a me lembrar da decisão que tomei e me incentivar a manter minha palavra.
1º. Dia: este primeiro dia foi meio período, já que meu ultimo maço de cigarros acabou por volta de 14 horas....mas e daí?? Pensa que foi fácil? Cara...a noite eu estava quase entrando em transe, querendo sair correndo e gritar pro mundo ouvir o quanto eu gostaria de um cigarro naquele momento. Comia tudo o que via pela frente, acho que comeria até isopor caso ele atravessasse meu caminho. Tomei meu remédio de dormir e 3 calmantes naturais...e fui dormir!
2º. Dia: acordei e queria muito um cigarro, pra poder ir ao banheiro com meu cigarrinho...hunnnf!! ok!
Tomei um iogurte, comi um pão e saí antes que eu voltasse a pensar na existência do cigarro em minha vida! A esta altura eu já estava me sentindo um pouco deprê...não imaginava que este vicio fosse tamanho e me faria passar tão mal por conta da abstinência. Me senti uma drogada em processo de recuperação!
No decorrer do dia, o mundo se mostrou ser cruel comigo, e tudo o que não precisava acontecer, aconteceu! O mundo se virou contra mim....tinha picos de sentir vontade de correr, pegar um cigarro e mastigá-lo! Ou então, pegar com bastante jeito minha cabeça com minhas duas mãos, e jogá-la na parede com toda minha força! As pessoas me olhavam, e pareciam querer me chamar pra briga!! O telefone parecia tocar dentro da minha alma! O clientes....pareciam um bando de terroristas me torturando!! Meu Deus....pensei: eu vou enlouquecer, eu vou convulsionar!!!!
Ímpetos de pegar um cigarro eu tinha a cada 10 segundos.....depois passou a ser a cada 1 minuto...
3º. Dia: eu não acordei, pois esta já foi a segunda noite seguida que não consegui dormir! Creio que a nicotina não acaba somente com o pulmão, como divulgam por aí...acho que ela também come seus neurônios!
Resumo: 3 dias sem fumar, enlouquecida, estarrecida, e à beira de um infarto do miocárdio....sem dormir....sem beber nada alcoólico e nem um cafezinho...tudo pra não atiçar meus fantasmas tabagistas...
Comecei a divulgar que era melhor nem se aproximarem de mim, pois nem eu estava me suportando....eu agitava minhas mãos como se quisesse ir pra briga....eu já não sabia o que fazer nas horas vagas que de repente, surgiram em meus dias, sim, pois nos momentos em que eu fumava, agora eu já não mais sabia o que fazer!!!
Dá pra entender isso? Eu tinha então pra enfrentar, alem da abstinência, dividido durante todo o dia os momentos que eu parava pra fumar, mais ou menos 1:30 hrs....livre!!!! Livre.....livraço....e aí??
Eu tomava café da manhã e não sabia o que fazer depois....
Eu tomava uma cafezinho de vez em quando e ficava atordoada em achar o que fazer depois...
Eu almoçava e caralho: o que eu vou fazer agora????? Escovar 3 vezes os dentes ajuda...
E a tarde....a mesma coisa, e na janta ainda pior, porque em casa, se eu ficasse no telefone, eu fumava, se eu estava cozinhando., eu fumava, e assistindo a TV, eu fumava e olhando a lua cheia, linda....fumava!!!
E meu tempo foi ficando cada vez mais vazio...meu coração parecia querer sair pela boca, tamanho era seu ritmo. Meus ombros doíam como se eu tivesse trabalhado por 5 dias de servente de pedreiro....pura tensão muscular! Unha eu nunca roí....mas cabelos....dava vontade de arrancá-los!
Tive crises de querer sair correndo....sumir! de querer matar alguém somente pelo simples fato de ela estar na minha frente. Tive insônia, dor, vomito...depre.....raiva....insegurança...medo....e ódio de mim mesma! Como posso ter me tornado prisioneira de mim mesma com essa merda de cigarro???
Hoje estou no meu 6º. Dia... e acreditem....ainda está complicado, claro! Mas já não estou querendo matar os passarinhos que cantam no céu diariamente....começo a voltar a enxergar a beleza do dia...e resolvi não me abster de nada por conta dessa minha batalha, como não beber, ou não freqüentar pessoas e lugares que fumam....afinal, essa minha luta será travado até meus últimos dias de vida, então, que seja pra valer! Ainda tenho ímpetos de sair e pegar um cigarro e em determinados momentos, me vêem a vontade absoluta de fumar e que se foda tudo! Creio que isso vai sumindo aos poucos e acho que cada um reage de um jeito....muitos dizem que sentem vontade ate hoje....outros nem podem sentir mais o cheiro do cigarro....ja estou mais calma e me sinto como um alcoólatra...ou um viciado em crack....
O dilema “um dia de cada vez” é real....e funciona!
Hoje eu não fumei!
E quero deixar aqui meu relato todo torto e verdadeiro, para que eu e todos que venham a ler, saibam:
É possível sim parar de fumar! Mas só depende de nós mesmos!
Mas creiam...é difícil também, por isso...apoiem, sejam pacientes e aceitem as crises existenciais de quem estiver a fim de provar pra si mesmo que é capaz!!
Obs: estou viva ate o momento....e hoje, sinto dentro de meu ser que se tiver um maço à minha frente....eu dispenso e não quero mais fumar! E ainda estou no 6º. Dia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário