terça-feira, 22 de junho de 2010

À Procura de você....


Tenho visto em meu dia a dia que muitas das que moram sozinhas, se confrontam com o estigma de que " morar sozinha é solitário"...vivem este sentimento com profundidade, e muitas vezes o sentem com dor de solidão mesmo!
Penso que como seres mortais que somos, somos recheados de sentimentos, pré-conceitos e uma programação infinita "daquilo que devemos ser" desde que nascemos. Somos programados desde o momento de nossa concepção, quando nossos pais começam a fazer planos e sonhos para nossa ainda pequena, mas já existente vida. A verdade que vejo, é que os pais criam seus filhos para “dar certo”! Mas o termo “dar certo” é muito amplo e decorre de muitas outras concepções, sendo estas, por exemplo, concepções de vida, de escolha, de visão....de sentimento!
Dar certo numa visão meio que mundial, seria crescer, se formar, casar-se, ter filhos e obter sucesso!! ( mesmo que este sucesso ($$$) seja casar-se com um marido podre de rico! Aí pronto, os pais levantam suas bandeiras felizes e orgulhosos por que sua filha se casou, lhe deu netos, e ainda o genro é “muntado” na grana! ( esquecem-se até os valores surreais que investiram nos estudos de sua filha, pagando faculdade, mestrado, pós graduação e o caralho à quatro, para depois, à verem pilotando um fogão e se tornando expert em maquinas de lavar roupas!)
Enfim, sei que devem estar se perguntando o que tem a ver isso com o inicio de meu depoimento; e questão é:
Somos aquilo que queremos ser?? Ou somos aquilo que fomos programados para ser??
As vezes me questiono sobre isso; “ eu sou realmente aquilo que quero ser?? Num contexto geral, quanto eu sou mais o que eu sou, porque quero ser....e quanto eu sou aquilo que me pregaram para ser?” Faço por mim....ou pela sociedade? Faço por me amar assim, ou para que meus pais me amem?? Ou para ser aceita??
Penso que o termo solidão é muito mais abrangente do que se é entendido. Solidão é algo que envolve muita coisa de dentro de ti. Não nos sentimos sozinhas simplesmente por que moramos sozinhas, ou porque estamos solteiras...
A solidão provém, de um “sentimento de solidão interna”....de ausência de auto estima, de se fazer companhia...de se amar, se entender, se aceitar e se desejar!!
Quantos de nós nesse mundo culpamos ou usamos como argumento o fator namoro, casamento, família e amigos....para justificar nossa solidão?! Ah....to solteira! Ah....minha família está longe! Ah...meus amigos não ligam pra mim...e entre mil e uma desculpas, nos escondemos atrás do fator principal: EU!
EU tenho amigos!
EU tenho uma família!
EU tenho um namorado(a)!
EU moro sozinha!
E eu.....me amo!
Neste mundo, nesta vida....no final....sou apenas eu!
Quando se tem auto estima, e digo, AUTO ESTIMA com letras maiúsculas, pois tem que ter amor próprio pra valer! Se amar mesmo, se aceitar....e ter consciência de que nesta vida, o que vale mesmo...é AMOR!
Mas como amar alguém, ou algo...se não nos amarmos primeiro? Como saberei a dimensão do amor, se nem ao menos sei me amar? Que dimensão de equilíbrio eu saberia em relação ao amor, se nem ao menos o tenho pra mim, comigo?
Solidão é também falta de amor próprio! Solidão é também auto estima zero!
Quando estou bem comigo mesma....não sinto um momento sequer, de solidão.
Quando estou bem comigo, eu to bem mesmo! Nada importa, tudo está bom, e tudo tem uma cor mais alegre, as pessoas estão mais bonitas, e meu amor pelos que amo até aumenta!!
Amor próprio é a chave de quase todos nosso problemas e questões.
O fato é que, o que manda na verdade, é sua posição emocional para consigo mesma!
Ame-se....e sentirá dentro de ti, um sentimento suficiente para não sentir medo, nem dor, nem solidão e muito menos vazio!
Li em um livro outro dia que o Verdadeiro Amor, não é aquele que nos apaixonamos e morremos por ele...e sim, aquele sentimento que não é o coração que guia, e sim, é você que está no comando!
Diz ainda que não devemos seguir nossos corações, porque ele é movido pela emoção e nunca pela razão!
Discordei à principio. Porém, pensando e refletindo melhor...entendi que é verdade!
Quando seguimos nossos corações somos muito mais impulsivos do que racionais.
Porem, quando qualquer dificuldade aparece, nosso coração recua, quando a rotina bate a porta, nosso coração murcha...
Paixão é um sentimento de explosão....mas passa!
Amor não...amor é um sentimento sólido, concreto...e realmente incondicional! Incondicional também é um termo que daria pano pra manga!!
Amar incondicionalmente não é ser troxa dos outros, como dizem por aí!
Amar incondicionalmente é simplesmente amar...aceitar....e nada mais!
Amar por amar....apenas!
Eu apenas amo você! Porque? Por tudo.....e por nada! Apenas amo!
Amo você por que você existe em minha vida!
E o Amor Incondicional também, significa que quando amamos, não cobramos, não queremos retribuição, nem sentimos falta desta, por que nosso amor é auto suficiente e este amor, é o Amor Ágape, aquele que Jesus veio tentar nos ensinar....um amor sem limites, e sem amarras, não se importando se o outro lado, a outra parte está correspondendo da maneira que gostaríamos. Porque se fizermos esperando em troca....estamos fazendo por interesse. E o amor não tem interesses, senão o de simplesmente amar!
O que quero sugerir aqui, pra todos nós...é que tentemos evidenciar mais vezes esses “encontros casuais” conosco....sabe....aqueles encontros que, por momentos, podem parecer momentos ruins, tristes....mas se você observar bem, verá que estes momentos podem ser encontros deliciosos com você mesma! Encontros de amor...encontros de carinho....de reflexão....de silencio até....mas um silencio abençoado, e não demolidor!
Não podem imaginar o quão engrandecedor pode ser um desses encontros casuais contigo mesma!
Em dias de luta, não muito raramente, sou surpreendida por esses encontros, e como os faço com muita freqüência, por vezes percebo que esses encontros já me começam a vir em forma de retribuição....tenho me visto do outro lado, como se eu pudesse me ver, do lado de fora! E tenho visto coisas que estão me fazendo me apaixonar por mim! Estou admirada como estou mudando....crescendo.....amando! E por vezes, como resultado dessa minha postura, tenho também sido surpreendida pelos que me amam! Pessoas de todas as partes que eu sempre amei, me dediquei e se preciso fosse ( e ainda é) eu daria minha própria vida por estes, pessoas que simplesmente em algum momento de minha vida, decidi amá-las.....amá-las com toda minha força, com todo meu melhor....de forma que eu nunca tive ou terei controle desse amor....tamanho sua força.....hoje, estão mais fortes ao meu lado, mais únicos, mais enraizados.....do que jamais algo seria!
E é exatamente isto! O amor somente pode nos trazer mais amor! O amor traz crescimento em todos os sentidos....espiritual, emocional, financeiro e moral.
Mas peço;
Ame-se primeiro!
Por mais difícil que possa parecer, garanto-lhes por experiência própria que mesmo na minha errante caminhada, à procura desse ciclo interminável de crescimento....ainda assim, eu só fui beneficiada!
Muito amor pra vocês....e muitos momentos de solidão enriquecedores pra vocês!

CCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário